(11)

(11)

Fórmula Manipulada

Gostou? compartilhe!

A fórmula manipulada pode ser descrita como a preparação sob medida de um medicamento (odontológico, veterinário, dermatológico, dentre outros), cosmético, floral ou suplemento com base na dosagem exata de elementos químicos, soluções e diluentes.

Seu uso pode ser indicado por diferentes razões, como a falta de determinado medicamento no mercado, necessidades especiais do paciente que não podem ser atendidas pelas dosagens padronizadas dos medicamentos produzidos em larga escala e para facilitar a vida do paciente.

Não por acaso, a prescrição de fórmulas para idosos é muito comum, afinal, a tarefa de tomar diferentes substâncias por dia é simplificada por meio da ingestão de um ou dois medicamentos manipulados que as acoplam, ao invés de ingerir diversos comprimidos por dia.

Alguns exemplos de fórmula manipulada

Como apontado, a manipulação de fórmulas pode dar origem a diferentes tipos de produtos utilizados em tratamentos estéticos, de saúde e bem-estar. Assim, é importante que as dosagens prescritas sejam respeitadas para que os pacientes possam usufruir seus benefícios.

Alguns exemplos de fórmulas manipuladas com alta procura são:

  • Para tratamento de acne e controle da oleosidade. Nesses casos, o uso de cremes e sabonetes manipulados é prescrito pelos médicos como tratamento único ou coadjuvante para tratamentos medicamentosos orais;
  • Para higiene pessoal, especialmente de áreas mais sensíveis do corpo, como as mucosas e o rosto. A manipulação de fórmulas, nesses casos, dá origem a sabonetes líquidos, loções, tônicos faciais e cremes com vitaminas e minerais essenciais à pele;
  • Para tratamentos ortomoleculares, que se baseiam na reposição e manutenção correta dos níveis de vitaminas no organismo a fim de evitar patologias e distúrbios através da ingestão de suplementos e adoção de uma dieta balanceada;
  • Para elaboração de florais de Bach, soluções compostas por álcool e essência de flores que integram diferentes tratamentos homeopáticos com a finalidade de reestabelecer o organismo, evitar doenças e auxiliar processos de emagrecimento.

Saúde e bem-estar sempre à frente

O organismo de pessoas e animais é delicado e deve ser tratado com respeito e seriedade, por isso, os profissionais da Farmácia Pró Manipulação seguem a risca as regras da Anvisa e demais órgãos de controle para manipular fórmulas seguras e precisas que colaboram com o bem-estar e a manutenção da saúde.